Nossas edições se encerraram no momento
Clique no botão abaixo e seja o primeiro a saber
Sobre
A Discussão de Caso Clínico - O Sonho Como Agente Transformador Na Prática Terapêutica Junguiana é apresentado pelo Nucleo ALMAR da Mitosfera, com a intenção de aprofundar o debate sobre a prática da psicoterapia junguiana a partir de um caso real apresentado pelo Psicólogo especialista em Psicologia Clínica, pós-graduado em Psicoterapia Analítica e Supervisor do Grupo do Núcleo ALMAR, João Coutinho (CRP03/8828).
Serão abordadas questões teóricas, técnicas e práticas sobre o manejo terapêutico a partir da perspectiva junguina da análise de sonhos, de um caso clínico real, no qual os métodos aplicados obtiveram um resultado bastante positivo para o paciente.
O caso escolhido por João Coutinho apresenta situações desafiadoras, que atravessam a vida do cliente tanto pessoalmente como em seu viés coletivo e cultural. O caso é de um homem de 34 anos, com histórico de homofobia e racismos que almejava, enquanto advogado, atuar nas cortes inglesas, mas será que era isso que sua Alma queria? Com uma história de vida difícil, sendo atravessado pelas questões de raça e sexualidade, mas também pela situação socioeconômica, pois vem de família humilde, essa pessoa precisou lidar com as questões pessoais e de complexos culturais.
Por isso este caso se mostra duplamente desafiador: como manejar a constelação das questões pessoais e dos complexos culturais na terapia? Neste caso em específico ficará claro como a técnica da análise dos sonhos na Psicologia Junguiana se mostrou precioso e fundamental para o desfecho do caso em que o cliente conseguiu se reconectar com sua Alma e sintonizar aquilo que realmente fazia sentido em sua vida.
O Evento acontecerá de forma online via Zoom e Ao Vivo. Por se trata de conteúdo sensível e do pacto de confidencialidade os encontros não serão gravados. Serão emitidos certificados de participação.
Mais informações
- Público alvo
Estudantes e profissionais de psicologia, psicoterapia, terapia e arteterapia com enfoque na perspectiva junguiana.