COMPLEXOS CULTURAIS

A Alma Brasileira Na Psicologia Analítica

Carga Horária10h
CategoriaCurso Livre
ModalidadeOnline
ÁreaPsicologia

Sobre

“O que o inconsciente realmente contém são os grandes fatos coletivos dos tempos. No inconsciente coletivo do indivíduo a própria história se prepara, e quando alguns arquétipos são ativados num certo número de indivíduos, chegando à superfície, encontramo-nos no meio da corrente histórica, como acontece agora com o mundo. A imagem arquetípica que o momento necessita ganha vida e todo o mundo é tomado por ela.”
— C.G. Jung: A Vida Simbólica

A teoria dos Complexos Culturais é um desenvolvimento contemporâneo,  formulado por autores como Samuel Kimbles e Thomas Singer entre outros,  de ideias que Jung apresenta em textos como “Wotan”, “Psicologia e Problema nacionais”, “Um Mito Modernos Sobre Coisas Vistas nos Céus”, “Depois da Catástrofe”, “Fundamentos da Psicologia Analítica”, “Seminários Sobre Psicologia Analítica (1925)”, etc..

No seu famosos discurso da Fundação do Instituto C.G. Jung de Zurique, Jung disse: “Problema bem atual é o comportamento individual na massa e sua compensação inconsciente”.  


• Aulas Ao Vivo pela plataforma Zoom.

• Acesso ao Zoom por link exclusivo da plataforma EngagED.

• Acesso às gravações das aulas por 03 meses  pela área de alunos da plataforma EngagED.

• PDF's dos Slides das Aulas.

• Grupo Exclusivo do Telegram

• Certificado de Participação

Mais informações

Objetivos

O objetivo do curso é apresentar a Teoria dos Complexos de C.G.Jung, ampliando-a como o conceito de Complexos Culturais, observando como os complexos e traumas, que estão contidos na história de uma nação e/ou grupo coletivo, se relacionam com a psique individual.


Público alvo

Estudantes e profissionais de psicologia, psicoterapia, terapia e arteterapia com enfoque na perspectiva junguiana, e pessoas interessadas no tema.

Conteúdo programático

Dúvidas? Fale conosco

Ao clicar no botão ao lado, você aceita os Termos de Uso e as políticas de Privacidade e Cookies da EngagED.