O MITO DO CURADOR-FERIDO

Narrativas Arquetípicas e o Cultivo da Alma

Carga Horária12h
CategoriaCurso Livre
ModalidadeOnline
ÁreaPsicologia

Sobre

Conta o mito que, durante um conflito entre centauros com Héracles, um deles foge e se esconde na caverna de Quíron, o grande mestre dos heróis e médico. Na tentativa de acertar o inimigo, Héracles lança uma flecha, que atinge Quíron, que acaba mortalmente ferido. Sendo imortal, o médico-curador não pode morrer, mas sua ferida, sendo causada pelo herói, não pode fechar. A partir desse momento, Quíron passa a precisar usar todos os seus conhecimentos sobre cura, medicina e cirurgia para tentar aliviar o seu grande sofrimento. 

Aqui ele se torna o grande símbolo do curador-ferido. A proposta que C. G. Jung faz, em sua Psicologia Analítica, de abordar outra alma humana apenas como alma humana é uma convocação para lembrar que somos humanos que sofremos em contato com outros humanos em sofrimento. 

Elencando essa perspectiva será revisitada a proposta da atuação clínica pela perspectiva filosófica do cuidado de si e sua relação com a concepção de cultivo da alma da Psicologia Arquetípica, buscando o entrelaçamento poético do momento em que se desvela da dor o próprio dom.

Aulas Ao Vivo pela plataforma Zoom.

• Acesso ao Zoom por link exclusivo da plataforma EngagED.

• Acesso às gravações das aulas por04 meses  pela área de membros da plataforma EngagED.

• Grupo Exclusivo do Telegram

• Certificado de Participação


Política do Curso

Canelamento de pedidos pagos

Cancelamentos de pedidos serão aceitos até 7 dias após a compra.

Em caso de cancelamento do curso, por motivo de forças adversas, a Mitosfera utilizará o sistema de reembolso da plataforma EngagED.



Assista o vídeo

Organizadores

Mais informações

Objetivos

Este curso discutirá a imagem do curador-ferido através da perspectiva da psicologia analítica e seus desdobramentos, sendo proposto um deslocamento lógico-clínico de atuação da cura para o cuidado. Contudo, a noção de cuidado pensada pelos gregos como o cuidado de si. Pretende-se expor o tema em três eixos temáticos.

Público alvo

O curso é ideal para pessoas interessadas no tema, profissionais e estudantes de psicologia, profissionais área de saúde, educação, arteterapia e terapeutas em geral.

Conteúdo programático

Dúvidas? Fale conosco

Ao clicar no botão ao lado, você aceita os Termos de Uso e as políticas de Privacidade e Cookies da EngagED.