Nossas edições se encerraram no momento
Clique no botão abaixo e seja o primeiro a saber
Sobre
O mito de Deméter e Perséfone é uma narrativa rica e complexa. Ele não apenas explora temas fundamentais como o simbolismo da transformação relacional entre vida e morte, mãe e filha, donzela e senhora de si, como também a fertilidade da terra e os ciclos naturais, e ainda oferece insights profundos sobre as dinâmicas arquetípicas do poder feminino dessas transformações.
Este mito é central para os Mistérios de Elêusis, um dos cultos mais importantes da Grécia Antiga.
Deméter, a deusa da agricultura e das colheitas, é uma das doze divindades olímpicas. Ela é responsável pela fertilidade da terra e pelo ciclo das estações. Perséfone, sua filha, é a deusa da primavera e da vegetação.
O mito começa com Perséfone colhendo flores em um campo quando é raptada por Hades, o deus do submundo, que a leva para seu reino subterrâneo. Deméter, desesperada, percorre a terra em busca de sua filha, negando-se a permitir que a terra produza frutos até que Perséfone seja devolvida. Diante da fúria de Deméter e da consequente esterilidade da terra, Zeus intervém. Ele ordena que Hades liberte Perséfone, mas há uma condição: se Perséfone tiver comido qualquer coisa no submundo, ela deve permanecer lá. Perséfone havia comido algumas sementes de romã, o que faz passar parte do ano no submundo.
Neste seminário buscaremos entender os aspectos psicológicos do mito de Deméter, Perséfone e suas relações dinâmicas com o ser donzela, a filha core, e o ser mãe e senhora da terra, a passagem para o submundo, o tornar-se rainha do submundo e senhora de si. O que de Deméter possibilitou Perséfone, o que de Perséfone fez dela Deméter? Venha conosco neste diálogo!
ℹ️ INFORMAÇÕES GERAIS
🔴 Seminário Ao Vivo pela plataforma Zoom.
📼 Gravações do seminário ao vivo disponível por 1 mês.
💻 Acesso ao Zoom e a Gravação pelo site da Mitoisfera na plataforma EgangED.
💬 Grupo Exclusivo do Whatsapp
📃 Certificado de Participação
Mais informações
- Objetivos
Apresentar a narrativa Mítica de Demeter e Persefone, suas relações, imagens e simbologia; Visando compreender os aspectos psicológicos.
- Público alvo
Estudantes e profissionais de psicologia, psicoterapia, terapia e arteterapia com enfoque na perspectiva junguiana.