Nossas edições se encerraram no momento
Clique no botão abaixo e seja o primeiro a saber
Sobre
Seminário Elêusis
Eros e Psiquê: O Amor na Prática Junguiana
Eros e Psiquê, um “conto dentro de um conto”, já que ele é narrado por uma personagem dentro da obra maior de Lucius Apuleio, “O Asno de Ouro”.
Este conto, justamente por esse caráter de interioridade, de estar dentro de um corpus maior, talvez tenha destacado ele aos olhos de diversos analistas junguianos que se debruçaram a analisa-lo e buscaram entender seus significados, como Neumann, von Franz, López-Pedraza e Hillman, para citar alguns.
Que grande fascinação pode exercer o conto onde a Alma se conecta, se separa e busca sua reconexão com o Amor?
Aqui nosso trabalho não será exatamente de analisar o mito, esses autores e alguns outros o fizeram muito bem, mas o ministrante deste seminário viu no mito presente no conto um insight que primeiramente poderia ser um caminho técnico-metodológico para uma clínica amorosa da alma no acolhimento ao público LGBTTQIAPN+, pela primeira vez, em 2018. Hoje, após anos trabalhando essa técnica-metodológica, o ministrante do seminário consegue perceber a potencialidade do núcleo arquetípico deste mito como ferramenta para todos os públicos que atende, uma vez que Psiquê está tão apartada de Eros nos nossos dias, deixado nossa vida ressequida, distorcida, agressiva e cruel.
Neste Seminário então abordaremos uma breve recontagem do mito presente no conto, trabalharemos alguns significados amplificados arquetípicos de Eros e de Psiquê, e então entraremos na técnica-método que o ministrante nomeou como “Os Caminhos de Psiquê”.
Após essa exposição, haverá uma breve apresentação de caso clínico onde a técnica-método ficará mais clara.
Quer entender porque usamos o termo técnica-método e seu significado? Venha dialogar conosco nesse Seminário, pois essa questão também será posta.
Mais informações
- Objetivos
Objetivos: explicar e justificar o uso do termo “técnica-método”; apresentar o conto de Eros e Psiquê de Apuleio; realizar amplificações mítico-arquetípicas de Eros e de Psiquê; apresentar “Os Caminhos de Psiquê” como técnica-método na clínica junguiana; realizar breve apresentação de caso clínico para elucidação de sua aplicação; abrir espaço para diálogo e debate.
- Público alvo
Estudantes e profissionais de psicologia, psicoterapia, terapia e arteterapia com enfoque na perspectiva junguiana.