Nossas edições se encerraram no momento
Clique no botão abaixo e seja o primeiro a saber
Sobre
C.G. Jung observou em suas pesquisas que parte dos conteúdos inconscientes não poderia vir de conteúdos que já forma conscientes e por diversos motivos foram sublimados ou reprimidos. Esses conteúdos seriam parte do que ele chamou de inconsciente pessoal.
No entanto, Jung notou que certos conteúdos que chegavam à consciência vinham de camadas mais profunda e universais da psique. Essa estrutura psíquica da qual emergem conteúdos impessoais ele deu nome de Inconsciente Coletivo.
O aspecto coletivo do inconsciente é uma função psíquica hereditária da espécie humana desenvolvida por experiências e padrões ao longo do processo evolutivo.
Essa função herdade seria responsável por um funcionamento típico da psique, e não por memórias individuas, pelo qual certas potencialidades e tendências se manifestam em padrões universais de comportamento, imagens e símbolos. Esses padrões são o que Jung nomeou de arquétipos.
Como aponta o próprio Jung:
“O conceito de arquétipo, que constitui um correlato indispensável da ideia do inconsciente coletivo, indica a existência de determinadas formas na psique, que estão presentes em todo tempo e em todo lugar.”
No entanto essas formas, são esvaziadas de conteúdo, mas que são preenchidas, por aspectos da experiência pessoal e cultural, toda vez que ganham energia suficiente para emergirem na consciência, mantendo no entanto sua essência universal.
⚡ INFORMAÇÕES GERAIS:
🔴 Curso Ao Vivo pela plataforma Zoom.
📼 Gravações do seminário ao vivo disponível por 12 mês.
💻 Acesso ao Zoom, a Gravação e conteúdos do curso pelo site da Mitosfera na plataforma EgangED.
💬 Grupo Exclusivo do Whatsapp
📃 Certificado de Participação
Mais informações
- Objetivos
Apresentar a noção de arquétipos e inconsciente coletivo e como Jung os trabalhava na sua prática clínica, bem como foi a sua experiência de descoberta deste fenômeno da psique humana.
- Público alvo
O curso é ideal para pessoas interessadas no tema, profissionais e estudantes de psicologia, psicoterapia, terapia e arteterapia com enfoque na perspectiva junguiana.