Nossas edições se encerraram no momento
Clique no botão abaixo e seja o primeiro a saber
Sobre
O que são os traumas à luz da Psicologia Junguiana?
Como abordar o tratamento de traumas na clínica Junguiana?
Os estudos do trauma na Psicologia Junguiana nos remete a 1ª Guerra Mundial e o aumento das neuroses traumáticas. C. G. Jung retoma a teoria freudiana do trauma, mas propõe um entendimento diferente para esse fenômeno, enfatisando que nem todas as neuroses são traumatógenas, assim como a impossibilidade de identificar seu “início efetivo”.
O trauma pode ser visto como uma “ferida psíquica”, originada de “uma comoção definida, única e intensa, ou então de um complexo de ideias e emoções”. Dessa maneira o “trauma seria representado por um complexo de intensa caga emocional”. No entanto para Jung, não é o episódio traumático em si que causa a neurose, mas sim, a dissociação causada por um complexo traumático. Dessa maneira, a ab-reação, a repetição do trauma, pode, tanto não surtir efeito algum, como agravar o estado do paciente.
Neste cursos vamos abordar esses temas de formar sistemática para compreender como o trauma é abordado na prática clínica junguiana.
• Aulas Ao Vivo pela plataforma Zoom.
• Acesso ao Zoom por link exclusivo da plataforma EngagED.
• Acesso às gravações das aulas por 03 meses pela área de alunos da plataforma EngagED.
• PDF's dos Slides das Aulas.
• Grupo Exclusivo do Telegram
• Certificado de Participação
Mais informações
- Objetivos
Apresentar o entendimento de trauma na psicologia junguiana a partir de um resgate histórico e epistemológico. Compreender as abordagens do trauma na prática clínica junguiana.